Arquitetura Local

 Biblioteca Municipal de Valongo

Percursos Pedestres

Serras de Valongo

Museus e Espaços Culturais

Museu da Lousã

Gastronomia e Vinhos

Vinhos Verdes e Panificação

É a cidade e a freguesia mais populosa do município de Valongo, sendo freguesia apenas desde 1836 por altura em que a Câmara Municipal estava em Alfena. A freguesia de São Lourenço de Asmes foi resultado da desanexação da parte sul da freguesia de Alfena e foi tornada vila em 1938. No primeiro quarto do século XX era tida como promissora estância de repouso, tal o sossego e enquadramento rural que oferecia. Em 1990, Ermesinde foi tornada cidade.

 

A “rivalidade” com a localidade vizinha Alfena advém da proximidade de ambas as freguesias, assenta numa antiga lenda entre São Vicente (padroeiro de Alfena) e São Lourenço (padroeiro de Ermesinde) e na desanexação (após a reforma administrativa) de uma parte da zona Sul de Alfena para a criação da São Lourenço de Asmes.

 

Anualmente são organizados também diversos eventos culturais nomeadamente o Magic Valongo, que é uma das maiores referências internacionais no âmbito do ilusionismo.

Ermesinde tem também sediada uma companhia profissional de teatro: “Cabeças no Ar e Pés na Terra”.

 

Na cidade de Ermesinde celebram-se, anualmente, festas populares mais conhecidas como Romarias. Em todos os segundos Domingo de Junho de cada ano, a Romaria de Santa Rita, a Igreja de Santa Rita, acolhe todos os anos milhares de peregrinos que vêm, pela forte devoção à Santa Milagreira, em procura da cura para os seus padecimentos. É conhecida como “Santa dos Impossíveis”.

 

Para celebrar o fim de ano, é celebrada a festa de S. Silvestre que se realiza no último dia de cada ano. É com estas festas que as pessoas de Ermesinde se despedem do ano velho e recebem o Ano Novo. Dias antes, as ruas do centro da cidade são iluminadas, com o duplo sentido de celebrar a quadra natalícia e anunciar a festa. Como nesta época existem várias festas nas cidades vizinhas, como forma de diferenciar a cidade de Ermesinde, na parte religiosa realiza-se a Missa Solene e a procissão que percorre algumas ruas da cidade (só se realizando quando o tempo permite). A parte profana é composta por música, artistas de variedades, e a prestigiada prova de atletismo, “S. Silvestre de Ermesinde”.

Marque a sua Tour pela cidade

Visitar Ermesinde